sábado, 31 de março de 2012

"Estados Unidos da Nanotecnologia"




Os estudos na área da nanotecnologia, vem se desenvolvendo em grande escala, tanto que governos de diferentes países tem incluído a N&N (Nanociência e Nanotecnologia) na agenda de prioridades de seus investimentos. Para se ter uma idéia, em 1997, países da União Européia, Estados Unidos, Japão, já haviam investido cerca de 500 milhões de dólares na área. Estes valores mudaram muito em 2000 quando o governo dos Estados Unidos lançou o “ The National Nanotechonology Initiative” ( A Iniciativa Nacional de Nanotecnologia).
Os objetivos da NNI incluem:

  •           Promover as pesquisas e desenvolvimentos em nanotecnologia; 
  •           Facilitar a transferência de  tecnologia para a geração de renda e empregos; 
  •           Desenvolver recursos naturais e humanos; 
  •           Fornecer infra estrutura;

terça-feira, 27 de março de 2012

Quem foi o "Inventor" da nanotecnologia?


Richard Feynmam, Norio Taniguchi e Eric Drexler.

Em meados de 1959, o cientista americano, Richard Feynman ministrou uma palestra no encontro da Sociedade Americana de Física, onde ressaltou a idéia de que se poderia manipular a matéria em escala atômica, defendendo a hipótese de que não existiria obstáculo teórico a construção de pequenos dispositivos compostos por elementos muito pequenos, no limite atômico, nem mesmo o principio da incerteza, isto fez de Feynmam o inventor da nanotecnologia como uma ideia.
No entanto, 15 anos depois, em 1974, o professor japonês Norio Taniguchi, escreveu um artigo descrevendo o processo de combinar ou separar átomos ou moléculas e assim criou o termo nanotecnologia. Porem, o termo foi popularizado pelo cientista, engenheiro, tecnólogo, americano Dr. Kim Eric Drexler pela publicação de seu livro, “ Engines of Creation”, - em uma tradução livre, Engrenagens da Criação - , para expressar a nova tecnologia em que as maquinas de tamanhos nanometricos manipulariam os átomos.
Desde então, o significado da palavra passou a ser usado para abranger tipos mais simples de nanotecnologia, mas hoje, trata-se por nanotecnologia o desenvolvimento de produtos com tamanho inferior a 100 nanômetros, enquanto o termo “original” referia-se a miniaturizar o processo produtivo como um todo, para Drexler, as mudanças tiraram parte do conceito.